O processo de democratização da tecnologia permitiu a milhares de pessoas o acesso a muito conteúdo e informação. Com a evolução dos recursos tecnológicos, plataformas para a leitura digital foram desenvolvidas e aprimoradas a fim de disseminar mais conhecimento que antes estava restrito a materiais com distribuição limitada.
A inclusão digital significa facilitar o acesso de dispositivos eletrônicos para a população, especialmente para pessoas de baixa renda. A inclusão não perpassa apenas a aquisição de um computador, tablet ou smartphone, mas também, a noção de que o indivíduo precisa ter conhecimentos básicos do suporte e suas competências para aí sim, estar incluso na cultura digital. Para ser considerado parte da inclusão, a pessoa deve possuir um dispositivo para conexão, acesso à rede e é claro, ter o domínio dessas ferramentas.
A potencialidade dos recursos digitais permite que os usuários disponham dos seus benefícios, que incluem a aprendizagem e a obtenção de conhecimento das mais diversas competências. A Internet é um espaço onde todos podem participar ativamente, pesquisando e opinando sobre qualquer informação. Essa plataforma é, portanto, extremamente positiva para disseminação do conteúdo de outros meios, inclusive dos bens materiais como os livros.
Os aplicativos e dispositivos de leitura digital abrem uma imensa gama de títulos e gêneros para a leitura que muitas vezes são difíceis de achar em bancas ou livrarias. O cenário editorial e os próprios locais de comercialização de livros acabam valorizando determinadas obras em detrimento das outras, prejudicando a visibilidade de muitos autores. Sem restrições geográficas, as pessoas podem ter acesso a mais informação e expandir seus horizontes de inteligência.
Leia também: Dia Internacional dos Povos Indígenas!
O MOAH! é um aplicativo de leitura de quadrinhos que reúne obras de diversos artistas brasileiros a fim de promover a cultura local. Disponível para Android e iOS.
Ilustrador, torne-se um parceiro da MOAH!, saiba mais aqui.