As histórias em quadrinhos são parte da vida de muitos brasileiros e essa paixão surgiu lá no século XX. A primeira revista em quadrinho lançada no Brasil foi O Tico-Tico, em 11 de outubro de 1905, idealizada pelo jornalista Luís Bartolomeu de Souza e Silva e voltada para o público infanto-juvenil.
O Tico-Tico teve como inspiração gráfica a revista francesa La Semaine de Suzette e contava com a participação de grandes autores como J. Carlos (Lamparina), Alfredo Storni (Zé Macaco e Faustina), Max Yantok (Pára-Choque e Vira-Lata) e Luis Sá (Reco-Reco, Bolão e Azeitona), além da participação de um dos maiores quadrinistas do Brasil na criação do logotipo e produção de algumas histórias: Angelo Agostini.
Grande sucesso de público, O Tico-Tico chegou a vender 100.00 exemplares em uma semana e tinha como conteúdo, além dos quadrinhos: passatempos, mapas educativos, contos e crônicas que pretendiam reafirmar a identidade nacional, mostrando o folclore brasileiro, e promover uma reflexão sobre o cenário do país. Fotografias e desenhos dos leitores, enigmas e concursos também eram publicados. O preço da revista se manteve o mesmo até a década de 1920: 200 réis, já que não havia inflação na época.
Em 1930, a revista passou também a publicar histórias norte-americanas, como Mickey Mouse (intitulada de O Ratinho Curioso), Popeye e Gato Félix, além de tiras de aventura feitas por autores Oswaldo Stoni e Carlos Arthur Thiré inspirados nos modelos americanos. Entretanto, com o surgimento de revistas concorrentes, principalmente o Suplemento Juvenil de Adolfo Aizen, O Tico-Tico foi perdendo força ao disputar espaço com as histórias de super-heróis.
A partir de 1960 as publicações se tornaram mensais, depois bimestrais e a seguir as publicações eram apenas edições especiais até o cancelamento da revista em 1962. Todas as revistas foram digitalizadas e podem ser encontradas no site Biblioteca Nacional Digital Brasil.
O MOAH! é um aplicativo de leitura de quadrinhos que reúne obras de diversos artistas brasileiros! Confira as histórias no app, disponível para Android e iOS!
Ilustrador, torne-se um parceiro da MOAH!, saiba mais aqui.